Google lança serviço de streaming de músicas por assinatura

‘Google Play Music All Access’ custará US$ 10 ao mês nos Estados Unidos. Serviço multiplataforma funcionará em celulares, tablets e PCs.

O Google anunciou seu serviço de streaming de músicas, o ‘Google Play Music All Access’, para múltiplos dispositivos nesta quarta-feira (15/4) durante a conferência Google I/O, para desenvolvedores, realizada em San Francisco nos Estados Unidos.

O serviço começa a ser oferecido nesta quarta-feira, nos EUA, por uma assinatura de US$ 10 ao mês, sendo que os primeiros 30 dias serão gratuitos, informou a empresa. Usuários que fizerem a assinatura antes de 30 de junho terão desconto e pagarão US$ 8 mensais.

O ‘Google Play Music All Access’ funciona como “uma rádio sem regras”, informou o Google. Tudo o que é ouvido pode ser transformado em uma estação de rádio e o usuário pode editar sua lista de faixas musicais em tempo real.
O serviço é multiplataforma e permitirá explorar milhões de faixas em qualquer dispositivo, tanto em smartphones quanto em tablets e navegadores.

Com o lançamento, o Google começará a competir definitivamente no segmento de comércio de músicas pela web, inaugurado pela Apple, com o iTunes, que vende faixas ou álbuns.

Segundo a Associação de Gravadoras dos Estados Unidos, o volume de streamings de música passará a ser considerado para a concessão de discos de ouro e de platina a artistas no país.

O serviço competirá diretamente com o oferecido por Spotify, Rdio, Grooveshark e Songza. Recentemente, o Twitter entrou no ramo ao lançar o #music, uma ferramenta para degustação de músicas. Outra empresa do ramo, a francesa Deezer disse ao G1 que ‘o Brasil é um dos mercados top’ no mundo.

Atualmente, o Google já atua no segmente de música virtual. Por meio da loja digital Google Play, é possível comprar faixas ou álbuns.

Esta é segunda investida do Google em menos de uma semana para rentabilizar a oferta de conteúdo. Na última semana, a empresa lançou canais pagos no YouTube.

Na conferência I/O de 2012, a companhia apresentou o Nexus Q, um dispositivo para exibir vídeo e música por streaming e que custaria US$ 300. Problemas com a aceitação do público atrasaram a chegada do aparelho ao mercado, afirma o Google.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *