Serviços de streaming também serão utilizados pela RIAA para premiar músicas

A Associação da Indústria da Gravação da América (RIAA, sigla em inglês), anunciou que os serviços de streaming de áudio e vídeo serão utilizados para a certificação Gold & Platinum (disco de Ouro e Platina). Pela “nova regra”, cada 100 execuções será equivalente à uma venda, dessa forma, com 500 mil cópias vendidas o artista recebe o disco de ouro, 1 milhão o de platina e 10 milhões o de diamante.

Para se chegar ao total de vendas, serão contabilizados streams executados em serviços de música por demanda autorizados, entre eles, o MOG, Muve Music, Rdio, Rhapsody, Slacker, Spotify e Xbox Music; e serviços de streaming de vídeo como o MTV.com, VEVO, Yahoo! Music e YouTube.

Na inauguração do novo processo de premiação, 56 títulos de diversos gêneros musicais receberam a certificação Gold & Platinum Digital, sendo, 11 discos de ouro, 18 de platina e 27 de platina duplo.

No ano passado a Billboard inovou seu formato de medição, incluindo em seus rankings semanais (paradas), músicas executadas em serviços de streaming de áudio por demanda. No início deste ano, a revista também começou a calcular na Hot 100 – sua principal lista de singles, vídeos de contas oficiais visualizados no Youtube.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *