Review: Tedashii – Blacklight

Sem dúvidas Tedashii é um dos rappers mais influentes do rap cristão mundial. Depois de dois anos e meio do lançamento de seu útimo disco, “Identity Crisis”, ele está colocando nas ruas o seu novo álbum, “Blacklight”. Este disco na minha opinião, é um dos melhores discos de rap lançado nesse ano até o momento – senão o melhor.

O título nos “mostra” o conceito por traz do álbum. “Blacklight” (Luz negra), é uma luz que brilha na escuro, e o que isso tem a ver? Tem tudo a ver com o nosso estilo de vida; como cristãos temos que brilhar no escuro – como a luz negra. Fomos chamados para fazer a diferença, ser sal e luz, essa é a mensagem que Tedashii transmite em seu disco

Na primeira semana do lançamento, “Blacklight” emplacou em #1 e #2 lugar nas categorias Chistian Albums e Gospel Albums respectivamente . Também ficou em #8 na categoria Independent Albums, e em #9 na categoria Rap Albums, da revista Billboard.

A primeira musica geralmente mostra o que ouviremos pela frente [isso nao é regra, mas acontece na maioria das vezes]. RIOT (Tumulto) é  d’aquelas músicas que não sai da sua orelhas. Os arranjos desse som ficaram incríveis; o beat [batida] chega a ser simples, se levar-mos em consideração os potentes sintetizadores,  e os versos “agressivos de Tedashi – Essa é uma música de guerra; “Ok,  linhas de batalha desenhadas, pintura de rosto/ Quando a oposição vem, é hora de lançar bombas/ Roupas de guerra, com as armaduras de Deus, o inimigo não vai te prejudicar”.

Em ROCK A BYE BABY, Tedashi viaja pelo underground – fazendo um Soul “orgânico”. A guitarra e os órgãos compõe a  – quem pensa que a melodia é simples se engana totalmente, os produtores Alex Media e Joseph Prielozny não se contentaram com o básico e colocaram variados efeitos nos intrumentos e nas vozes.

Com beat e flows “agressivos”, I NEED IT DAILY (Preciso diariamente), diz que temos que viver o evangelho diariamente, e tomar cuidado para não sermos influenciados pelo mundo. “Não fique confuso Baby”. A música foi produzida por Geeda – o cara tem feito produções incríveis. PRo se saiu bem, não foi apático como em outras participações e até mesmo em seus discos.  Em seu verso PRo cita dois rappers seculares, e diz: “Garoto vamos ser claro, da ira do Senhor, estou salvo/ Sim, eu estou, Gucci Mayne e Waka Flocka Flame não””.

CANT GET WHIT YOU (Não posso ficar com você) pode ser considerada a continuação de “I Need It Daily”. A musica  fala sobre não levar-mos a mesma vida que tínhamos antes de conhecer a Cristo, não cometer os mesmos erros, e não ser atraído pelos “manjares” oferecidos pelo mundo.  A rima também é agressiva; beat pesados e uma bela linha de piano. O som é “sinistro”, e por incrível que pareça parte da produção foi feita pelo PRo.

THAT WILL BE THE DAY (Esse será o dia) tem a produção de Cheesebeats, um dos meus produtores preferidos, e a participação de Jenny Norlin que começa a canção acompanhada por um piano; Admiro muito o Tedashii pela sua versatilidade. Nessa canção ele deixa a “agressividade” de lado e mostra seu lado melódico.

A sonoridade desse disco está fantástica; THIS IS THE LIFE (Esta é a vida) também tem uma bela melodia. O suave R&B tem alguns naipes de sax, e um ótimo arranjo de teclas – a harmonia emociona. O grupo L2 faz um ótimo trabalho nos vocais e Sho Baraka como sempre não decepciona. O disco é como se fosse um livro cada faixa é um capitulo diferente; Tedashii fez uma perfeita compilação de músicas. Temos que fazer a vontade de Deus e aguardar a volta de Cristo com alegria, independente do que o mundo pensa. “Esta é nossa vida”.

LAST GOODBYE (último adeus) tem produção de Sky e Benjah [outro produtor que admiro muito], que  também faz sua participação. A melodia é composta basicamente por piano, leves efeitos de sintetizadores e percussão – mas mesmo na simplicidade os caras surpreendem. Dificilmente você não se emocionará com essa canção. “Last Goodbye” é uma homenagem as famílias de soldados americanos – coisa linda.

A melodia de HE LIVES (Ele Vive) poderia facilmente ser utilizada como trilha de um filme de suspense – os sintetizadores e os efeitos usados  são “medonhos” e incríveis. Flame também faz uma boa participaçã e não deixa a “peteca” cair, acompanhando as rápidas rimas de Tedashii. Os refrões são interpretados pela bela voz de Jai.

GO UNTIL I’M GONE (Vai enquanto eu vou)não tem batidas “pesadas”, mas soa crunck, principalmente nos versos de Thi’sl. O ponto fraco está nos refrões, ele poderia ser mais “gritante” – com um estilo crunck do início ao fim – Tedashii & Thi’sl são os pesos pesados [ no bom sentido] do gospel gangsta rap .

GET UP (Levantar) é mais uma produção de Cheesebeats. As  batidas e os sintetizadores são graves.  S.O mostra que tem talento, e não decepciona – posso dizer com toda convicção que ele ainda vai fazer muito “barulho”. Os vesos da música nos diz que todos os dias entramos no ringue para lutar [espiritualmente falando], e mostrar para o mundo através da nossa força [Fé], que o nosso Deus é real. Se algum dia você cair ele vai te levantar.

Gostei muito da sonoridade de BURN THIS HOUSE DOWN (Fogo em baixo dessa casa – na tradução livre); posso até configurá-la como um pop-rock-soul. Como disse antes, Tedashii é versátil, e em qualquer sampler que rimar, ele vai surpreender. Os leves Riffs das guitarras ficaram perfeitos, os acordes do teclado e os efeitos vocais  também somaram para dar corpo a musica. Em Burn This House Down”, Tedashii conta sua história de vida –  uma das melhores do álbum, tanto letra, quanto melodia.

Shane & Shane são os caras que fazem os refrões de FINALLY (Finalmente), o arranjo  de teclados e piano ficaram belos  –  Dj Official e Joseph Prielozny. A música tem uma sonoridade latina… Mechicana.  A música novamente bate na tecla de fazermos a obra de Deus aqui na terra, em quanto aguardamos a volta do Senhor.

KB não me surpreendeu positivamente em YOU KNOW WHAT IS (Sabe o que é); o beat é “grudento”, mas também não me anima. Os refrões também não são compatíveis com os versos.

A caída na faixa anterior é compensada por DUM DUM DUM. A parceria de Lecrae e Tedashii novamente funcionou. Geeda também me surpreendeu com essa produção.  Os caras manda o recado para aqueles que tentam afrontar o povo de Deus. “Eles vão ainda vão saber sobre nós / Dum Dum sobre eles”-  Esse som é fantástico.

REVERSE (Reverso) é uma música de encorajamento para aqueles que estão querendo desistir por algum motivo.  Não desista de seus sonhos,  no momento certo ele será realizado, Deus é justo, tudo que ele prometeu ele vai cumprir, não dê ouvidos ao diabo, ele envia seu agentes e usa pessoas próximas para te desanimar, para lançar palavras de maldição e até zombar de você, mas lembre-se que Deus nunca vai te abandonar. “Os últimos serão os primeiros, os primeiros serão os últimos”, diz o refrão interpretado belamente por C-Lite.

J.Paul fez um ótimo trabalho em BRAVO – deixando a canção ainda mais bela -, esta é uma “homenagem” aos cristãos que não tem vergonha de mostrar ao mundo que serve um Deus verdadeiro, independente de críticas, zombarias ou perseguições.

A temática do disco não poderia ter sido outra, em cada múica ouvimos uma mensagem forte que toca diretamente ao nosso coração. O alerta está lligado, temos que fazer a diferença nesse mundo perdido, temos que iluminar a cidade que está asa escuras.

Vamos evangelizar, fazer a nossa parte, nos preparar para a batalha diária, tenha certeza que Deus nos dará forças e nos levantará se em algum momento viermos a  cair. Tedashi fez um ótimo disco, e tenho certeza que não vai só agradar quem curte um bom som, mas também vai tocar o coração de quem precisa ouvir a voz do Senhor.

Dhaii M.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *