Previsão é que em 2012 a distribuição de música digital cresça mais de 61%

Ilustração: Calef Brown

De acordo com a IFPI (International Federation of the Phonographic Industry) Federação internacional da industria Fonográfica o mercado da musica no brasil devera crescer 7% sendo que este crescimento será sustentado exclusivamente pela distribuição digital.

Em 2006 o mercado de musica digital no Brasil representava 1,9% do total dos R$ 450 Milhões do mercado Fonográfico, a previsão é que este numero chegue em 26,3% em 2012. Um salto de 1133% se comparado com 2006! Já o mercado de distribuição física que representava em 2006 98,1% do mercado de musica , em 2012 devera representar 73,8%. Uma queda de mais de 33% em 6 anos.

Para Patrick Krauss Diretor fundador da Dmusic “a distribuição da música digital já uma realidade e deixou de ser uma “aposta”. Se analisarmos os países desenvolvidos podemos verificar que a música digital já superou ou esta muito próxima de superar a venda de CD’s físicos. Posso destacar os seguintes países que já demonstram claramente onde vamos chegar nos próximos anos”.

Além destes países desenvolvidos vale a pena também olharmos um pouco para os países em desenvolvimento.

Na Índia a musica digital já ultrapassou o mercado de venda físico. E outros países caminham a passos largos no crescimento da distribuição de musica digital. Um dado interessante é que se dividirmos o total de receita do mercado de musica pelo numero de habitantes conseguimos verificar que existe um enorme potencial para o Brasil. Enquanto no Japão o total por pessoa gasto no ano é de US$ 31 (Dólares) no Brasil o gasto por pessoa é de US$ 1 (Dólar). Nos Estados Unidos que possui o maior receita de musica do mundo o valor gasto por habitante é de US$ 13 (Dólares).

De acordo com Patrick , “o momento de entrar na distribuição de musica digital é agora! A Dmusic é uma empresa fundada há dois anos e hoje possui contratos diretos com as maiores distribuidoras de musicas no Brasil e no mundo. Ela é uma das poucas empresas que possui um contrato mundial direto com o Google”.

“Somos uma empresa especializada em músicos independentes, em nossa distribuição existem modelos onde o musico fica com 100% da receita das vendas das Musicas. Mas vamos muito alem da distribuição digital. Trabalhamos como uma consultoria para os músicos, nossa equipe conta com especialistas do segmento fonográfico mais de 25 anos de experiência na industria. E este é o grande diferencial”!

NÚMEROS DO MERCADO FONOGRÁFICO

Ano Mercado Físico
% Mercado Digital
% Total
2006 R$442.285.989 98,1% R$8.517.170 1,9% R$450.803.159
2007 R$297.721.803 92,5% R$24.287.188 7,5% R$322.008.991
2008 R$312.267.835 87,8% R$43.503.548 12,2% R$355.771.383
2009 R$315.654.061 88,1% R$42.778.578 11,9% R$358.432.639
2010 R$290.298.390 84,3% R$53.964.412 15,7% R$344.262.802
2011 R$312.346.246 83,7% R$60.852.970 16,3% R$373.199.216
2012 R$295.000.000 73,8% R$105.000.000 26,3% R$400.000.000

*Informações da Canzion Brasil e www.dmusic.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *