Myspace divulga sua “nova cara”

Lembra do MySpace? Há alguns anos, antes de você saber quem era Mark Zuckerberg, o MySpace era A rede social. Vendida para a News Corp. por US$ 580 milhões, o serviço sofreu sob desmandos de executivos mais preocupados em lucrar que construir um serviço decente – a Bloomberg Businesweek detalhou as razões para a queda. Enquanto isto, uma startup comandada por um cara narigudo abria uma rede social semelhante a faculdades americanas. O resto você sabe bem.

Sem rumo, o MySpace acabou nas mãos do grupo Specific Media em junho de 2011. Na reestruturação, o cargo de diretor criativo caiu no colo do cantor Justin Timberlake. “Existe a necessidade de um lugar no qual fãs podem interagir com seus artistas favoritos, ouvir música, assistir vídeos e descobrir e compartilhar coisas legais”, disse Justin. É o que se vê claramente no vídeo divulgado ontem com um preview do novo MySpace.

Ao que parece, o novo MySpace não quer rivalizar com o Facebook – tanto que o login usando o Facebook Connect continua lá firme forte. A aposta é em uma interface radicalmente diferente daquela listona de atividades, fotos e games do Facebook. Os perfis são organizados horizontalmente. Fotos, vídeos e atualização são empilhados em grande blocos, num estilo parecido ao Pinterest. A investida musical do serviço está lá tanto nos perfis dos músicos (e dá-lhe Justin Timberlake no vídeo de apresentação…) como na barra inferior com comandos para tocar música ou a aba de Mixes. Pelo jeito, ali será possível publicar o setlist e fotos de uma festa.

Os primeiros convites para o novo MySpace serão distribuídos “em breve”, diz a rede social. O preview é animador. Primeiro por que a interface repaginada parece melhor não só que o tradicional visual medonho do MySpace, mas também quebra aquele modelão engessado do Facebook. Segundo por que mais um clone do Facebook é exatamente o que o mercado não precisa mais. Quem sabe, sob a batuta de Timberlake, o MySpace tenha a sobrevida sufocada pelos executivos da News Corp.

Assista abaixo o vídeo apresentação do novo myspace e comente, será que valerá a pena utilizar a nova e repaginada rede social da música?

The new Myspace from Myspace on Vimeo.

Fonte: Revista Época

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *