Marcus Gray (Flame) fala sobre a esperança através do Hip Hop

Hip hop, que criação maravilhosa. Que grande contribuição para a humanidade. Quantas pessoas têm sido incentivadas pela cultura hip hop e a musicalidade do rap? Bilhões, eu tenho certeza. Quando se ouve o termo hip hop, vêm à mente nomes como DJ Kool Herc, Africa Bambaata, Grandmaster Flash, Russell Simmons, Kurtis Blow, Sugarhill Gang, Fat Boys, LL Cool J, Run DMC, Slick Rick, NWA, MC Lyte, e Dr. Dre. Outros lembram de 2Pac, Biggie Smalls, NAS, Common, Jay-Z, Kanye West, Lil Wayne, Drake, T.I., Ludacris, Young Jeezy, e Rick Ross, para citar alguns.

Estes artistas e muitos outros têm proporcionado uma saída para os adolescêntes e jovens da cidade se expressarem emocionalmente e artisticamente. Esta nova forma de expressão urbana tomou o mundo como uma tempestade. Músicas festeiras e letras concientes conectam cidades do interior com o resto do mundo. Finalmente, algo que as crianças de áreas atingidas pela pobreza poderia chamar de seu.

Como o hip-hop evoluiu e começou a tomar forma, ele reflete com mais precisão os pontos de vista dos seus fundadores. Ele acabaria por se tornar um canal de sensibilização para os males da sociedade. Temas quentes incluído brutalidade policial, racismo, classismo e injustiça. Era óbvio que as pessoas ficariam estarrecidas e zangadas com o atual estado das coisas. Muitos encontraram esperança quando a consciência da cultura Hip Hop começou a crescer.

Como o rap começou a se infiltrar na América, Europa e outros países ao redor do mundo, ele acabou adotando novas personalidades, novas formas e novas maneiras de expressão. Não só para comunicar através do rap mensagens políticas e sociais, mas também para comunicar as crenças religiosas e ideologias pessoais.

No seu início, o rap cristão tinha basicamente uma visão mundial mais islâmica juntamente com o Africano-Americano etnocentrismo. Muitas idéias úteis veio a partir dessa perspectiva, no entanto, nodevido tempo, a música iria pousar no colo do cristianismo, com artistas como Corey Red & Precise, Cross Movement, Lecrae, shai linne, Thi’sl, e eu mesmo, assumindo o mic. Hoje, já não é inédito ouvir falar de um Hip Hopper que representa Jesus Cristo e vende centenas de milhares de disco ao fazê-lo.

Meu nome é Marcus Gray (aka Flame), um hip-hopper de St. Louis/MO, que entregou sua vida para fazer rap com uma visão mundial cristã. Fui indicado ao Grammy, Dove and Stellar Awards e as minhas gravações atingiramo topo da Billboard. Recentemente lancei um novo CD, intitulado “The 6th”, que é um estudo de antropologia que lança um olhar sobre a humanidade de muitos ângulos diferentes. Deus criou o homem a sua imagem no sexto dia, e eu queria explorar o que isso significava. Somos quem Ele espera que sejamos?  Como é que vamos voltar ao nosso propósito original?

Eu escrevi este álbum quando visitei lugares em todo o mundo, incluindo Índia, Barbados, Los Angeles, St. Louis, e Louisville, que me deu a oportunidade de estudar diferentes tipos de pessoas, suas personalidades, pontos fortes e fracos. Este álbum explora o estado atual do mundo, do hip hop e reflete a esperança e o propósito que Deus tem para nós.

Quando Jesus domina um hip hopper é uma coisa poderosa, acredito que a mais completa expressão do hip hop pode ser encontrado na forma de artistas que amam a Deus, as pessoas adoram, e quer usar sua música para ajudar os outros a viver suas vidas para o seu pleno potencial. Dinheiro, fama, poder, mulheres – em última análise, nada pode satisfazer-lhe, o caminho de Cristo pode. Trata-se de perceber quem você é, onde você está e reconhecendo a necessidade de render-se e submeter sua vida de volta ao plano original de Deus para nós. Não tenho vergonha de usar minha voz para compartilhar a palavra de Deus porque eu tenho visto o seu poder mudar muitas vidas. Meu objetivo e minha missão é usar meus talentos para dar aos outros esperança através do veículo surpreendente e poderoso do hip hop.

*artigo escrito pelo rapper Marcus Gray, mais conhecido como Flame, e publicado no huffingtonpost.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *