Exclusivo: Revelamos a capa do novo cd do Ton Carfi; conheça Douglas Wolf o criador da capa

Nas últimas semanas temos bombardeado os nosso leitores com várias informações sobre o lançamento do novo cd do cantor Ton Carfi, o primeiro pela gravadora Bro Produções.

Com isso, trazemos em primeira mão com total exclusividade a capa do disco. Criada pelo designer Douglas Wolf, que entrevistamos para trazer para você um pouco dos bastidores desse projeto que é o cd Revolução! Senhoras e senhores, a capa e o mister Douglas Wolf.

Douglas, fale um pouco de você, de sua formação…quem é o Douglas Wolf e como você descobriu sua aptidão para o design?

Eu sou Douglas Wolf, tenho 19 anos (sim, muita gente fala que sou novo demais risos), estou na area do design desde meus 13 anos, onde tudo começou como brincadeira na igreja, fazendo peças de eventos, e fui me dedicando cada vez mais e fui gostando ainda mais dessa profissao, e hoje é o que eu mais gosto de fazer, respirar design. Atualmente tudo de conhecimento que tenho, aprendi com a vida (risos), fuçando em sites, livros, revistas e fiz alguns cursos básicos no SENAC, mas que não ajudaram muito rs. Mas para 2012, vou fazer Direção de Arte na Faculdade Belas Artes (SP) e vou começar Publicidade, pra abrir ainda mais minha cabeça com a area de comunicação.

Como aconteceu o contato com a Bro para que você fizesse a capa do disco do Ton Carfi?

Foi algo interessante, eu gostava já muito do som do Ton Carfi, e entrei em contato no começo do ano com ele, e me pediu para falar diretamente com o Jamba (Bro Produções), pois ele havia acabo de assinar contrato com a gravadora, e tive esse contato via skype com o Jamba, e conversamos e nos conhecemos, vimos vários pontos e detalhes do projeto e ele me passou essa missão de revolucionar a identidade visual do Ton Carfi.

Qual é o conceito da capa do disco do Ton Carfi?

Esse projeto, foi um desafio para mim, estava em minhas mãos a identidade visual e projeto gráfico do novo CD do talentoso Ton carfi (responsabilidade enorme risos).

Eu e o Jamba (grande responsavel pela identidade visual do projeto) conversamos muito, trabalhamos em várias ideias, varios conceitos, exatamente trabalhamos em umas 5 idéias, e conforme foi se finalizando o CD, chegamos nesse conceito, e falamos “É isso!”. Como esse novo trabalho, foi com com musicas mais agitadas, com varias batidas, musicas dançantes, queriamos passar essa sensação na capa com cores quentes, cores que traduzem bem a proposta do CD. O projeto gráfico foi baseado nos anos 80, tanto com cores, formas geometricas, tipografia… A escolha dos anos 80 como referencia foi devido a proposta de design que havia nessa epoca, eu nao vivi essa epoca (risos), e tive que pesquisar bastante, o design daquela epoca é marcante até hoje, 30 anos depois. E pesquisando fui chegando no link entre o design e a proposta musical do projeto. A ideia era apresentar essa nova identidade do Ton, algo que mostrasse a qualidade musical dele, a personalidade dele, que é uma pessoa bem pra cima, bem alegre e passa isso para quem esta a sua volta, sua inteligencia, sua historia musical… É basimente isso, creio que chegamos no link entre a sonoridade do CD e o visual.

Você desenvolveu toda a “peça publicitária” do projeto Revolução ou apenas a capa do disco?

Desenvolvi toda identidade visual (juntamente com o Jamba), o projeto gráfico do CD. E também fiz outras peças do projeto, fiz as midias sociais Twitter, Facebook e também trabalhei em uma forma nova da venda dos cds, o Post Card, onde o consumidor insere um codigo que esta no Post Card para fazer o download do CD, fiz o visual dessa peça e do hotsite de download também.

Como designer, na sua opinião, qual a importância de se investir em um “conceito de capa”?

A importancia é muito grande, por que é a capa que traduz tudo que o projeto quer passar, traduzir em arte toda mensagem cantada do CD, ao meu ver é um dos pontos mais importantes de um projeto, e deve ser feita com todo cuidado em todos detalhes. Muitos CD’s o artista gasta um bom dinheiro em todo processo musical e sempre deixa o visual por ultimo, e quer fazer correndo pra ir logo pra fábrica, e acaba não ficando o resultado esperado ou a altura do CD, que acaba desvalorizando todo um processo musical, o CD pode ser o mais top de todos, mas se tiver um projeto gráfico ruim , vai desvalorizar e muito o projeto, e praticamente todo tempo e dinheiro gasto gravando, mixando, masterizando… será perdido. Artistas invistam muito no projeto gráfico do seus projetos, que vocês mesmos vão ganhar muito com isso.

Deixe seus contatos para quem quiser lhe contatar para novos projetos?

Meus contatos são meu blog www.douglaswolf.com.br, meu portfolio http://cargocollective.com/douglaswolf e me sigam no twitter @douglas_wolf

1 Comment

  1. Pingback: Capa CD Ton Carfi | douglas wolf - graphic & web design

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *